:: DAX Investimentos - Os melhores investimentos - ARTIGO: O que é LCA – Letra de Crédito do Agronegócio (2019)


O que é LCA – Letra de Crédito do Agronegócio (2019)

Você tem dúvidas sobre o que é LCA? LCA significa Letra de Crédito do Agronegócio e é um título de crédito emitido pelos bancos para captação de recursos para financiamento do setor agropecuário. Embora pertença aos bancos, a LCA foi criada pelo governo visando gerar uma fonte extra de financiamento ao agronegócio.

Pronto, agora que você já sabe o que é LCA, vamos nos aprofundar um pouco mais no tema.

LCA é um investimento seguro?

A LCA é garantida pelo FGC – Fundo Garantidor de Crédito, até R$ 250.000,00 (duzentos e cinquenta mil reais), por CPF, possuindo, assim, a mesma garantia da poupança.

Independente do banco no qual você invista, até o valor de R$ 250.000,00 você está garantido, mesmo que o banco quebre.

Por ser de renda fixa e pela garantia do FGC, a LCA é considerado um investimento seguro.

Qual o rendimento da LCA?

Além de sabermos o que é LCA é importante saber como funciona a rentabilidade desse investimento. LCAs são títulos emitidos individualmente por cada banco, o rendimento varia de LCA para LCA e de banco para banco. No mesmo banco pode haver LCAs com rendimentos diferentes, inclusive.

A rentabilidade da LCA pode ser pré fixado ou pós fixada.

Normalmente a rentabilidade da LCA é expressa em um percentual do CDI. Por exemplo, digamos que o CDI atual seja de 6,5%, caso você aplique em uma LCA que pague 90% a.a. do CDI, seu rendimento seria de 5,85% a.a.

As LCAs, em sua maioria, possuem rentabilidade mais alta que as LCIs. No entanto, normalmente, também exigem um investimento inicial maior.

Contudo, como dissemos, isso varia de LCA para LCA  e de banco para banco.

Liquidez da LCA

O que é LCA - Entenda o InvestimentoLCA normalmente tem prazo de vencimento. O dinheiro investido só pode ser resgatado, na maior parte das vezes, no vencimento do título.

Dessa forma, se você investiu em uma LCA com vencimento de 6 meses, o dinheiro só poderá ser sacado após esse prazo. Existem LCAs dos mais diversos prazos, escolha uma que se adeque a seus objetivos.

Você deve fazer um planejamento. Considere que você ficará sem poder utilizar o dinheiro que aplicou durante o prazo estabelecido na LCA.

Onde investir em LCA

Procuro não indicar instituições específicas aqui no blog. Vários bancos disponibilizam LCAs, você pode contratar diretamente com seu banco ou por meio de corretoras.

Para facilitar sua pesquisa, leve em consideração, principalmente, dois pontos: investimento mínimo e prazo de vencimento. Quanto maior o investimento mínimo necessário, maior será o percentual do CDI oferecido pelo banco, assim como, quanto maior o prazo, maior a taxa de juros oferecida.

Em suas pesquisas talvez você perceba que menores bancos oferecem melhores taxas. Esses bancos tem menor número de clientes de forma que, para captarem investimentos, obrigam-se a oferecer rendimentos mais atrativos.

Lembrando, eu elaborei uma planilha que realiza a comparação entre as rentabilidades de investimentos em renda fixa como LCA, LCI, CDB e outros. Para baixar a planilha clique aqui.

Taxas e impostos da LCA

Sobre a LCA não incide Imposto de Renda.

Como, até onde conheço, não há nenhuma LCA com prazo menor que 30 dias, também não há cobrança de IOF.

Você viu, neste post, o que é LCA.

LEITORES DO DAX INVESTIMENTOS
Preencha seu e-mail e receba meus artigos gratuitamente!
Garantimos sua privacidade. Não divulgamos seu e-mail!

2 comentários

  1. Por causa do escandâlo da carne (Operação Carne Fraca) ficou mais arriscado investir em LCA?
    Eu sei q é um investimento garantido pelo FGC, mas gostaria de ter uma visão proativa sobre o investimento.
    Muito obrigada!