:: DAX Investimentos - Os melhores investimentos - ARTIGO: Ações ordinárias (ON) e preferenciais (PN) – Diferenças


Ações ordinárias (ON) e preferenciais (PN) – Diferenças

As ações negociadas na Bovespa são de dois tipos: Você sabe a diferença entre ações ordinárias (ON) e preferenciais (PN)? A maior parte dos investidores iniciantes tem essa dúvida quando estão ingressando no mundo das ações. Não se preocupe, procurarei esclarecer todas as dúvidas neste artigo.

Aproveite, também, e dê uma olhada em meu post sobre como investir na bolsa de valores.

O que são ações preferencias nominativas – PN?

As ações preferenciais nominativas (PN) são exclusivas do mercado brasileiro, não existem em alguns mercados mais desenvolvidos, como o americano, por exemplo. Esse tipo de ação não dá direito de voto ao acionista, contudo, são “preferenciais” no recebimento de dividendos e, no Brasil, geralmente possuem melhor liquidez do que as ordinárias.

Por lei, as ações preferenciais dão direito ao recebimento de dividendos, no mínimo, 10% maiores que os recebidos pelas ações ordinárias.

Em razão disso, muitos consideram que as ações preferenciais são melhores para os pequenos investidores, já que são mais fáceis de serem negociadas (liquidez) e dão preferência no recebimento de dividendos, caso a empresa tenha lucro.

Portanto, se você tem uma carteira voltada para o recebimento de dividendos as preferenciais são as mais adequadas.

Essa diferenciação não existe para que investe em fundos imobiliários.

Leia também:

O que são ações ordinárias nominativas – ON?

Ações ordinárias (ON) e preferenciais (PN) - DiferençasOs detentores de ações ordinárias nominativas (ON) têm o direito de voto nas assembleias da empresa. Contudo, no caso de um pequeno investidor, esse direito é bastante limitado, já que seu voto pode ser “irrelevante” perto dos grandes investidores.

No Brasil, essas ações, no geral, são menos líquidas do que as ações preferenciais, sendo, portanto, menos recomendadas aos pequenos investidores.

Uma das grandes vantagens das ações ordinárias (ON) é o “tag along”. A Lei das Sociedades Anônimas garante que todo acionista com ações ordinárias tenha direito de participação no prêmio de controle. Segundo a lei, esses acionistas tem o direito de receber por suas ações o valor de, no mínimo 80%, do pago para os controladores, em caso de venda da empresa.

Por exemplo, se uma empresa possuir 51% das ações nas mãos do grupo controlador, 20% em fundos de investimentos e 29% negociadas em bolsa (pessoas físicas), caso uma outra empresa queira comprar as ações dos controladores ela terá que oferecer aos minoritários a compra de suas ações por, no mínimo, 80% do valor oferecido aos controladores.

Está gostando do conteúdo? Lembre-se de inscrever-se no formulário no final do post e mantenha-se sempre informado. 

ON 3 e PN 4

Ações ON são sempre 3, já as PN podem ser 4, 5 ou 6 normalmente. O que as diferencia são as classes: 4 para classe A, 5 para classe B e assim por diante. Cada classe de ações preferenciais têm seus próprios direitos e restrições, principalmente referente ao recebimento de dividendos, diferenciando-se a porcentagem. Aconselha-se a leitura do estatuto da empresa para entender essa divisão.

Não importa se ON ou PN, investimento em ações é capaz de construir riqueza com solidez, desde que se invista da maneira certa.

Vale a pena investir em ações?

O mercado de ações realmente é capaz de propiciar bons ganhos quando se aplica da maneira correta. O ideal é que você tenha uma estratégia definida e a siga.

Esperamos, com este artigo, ter esclarecido as diferenças entre as ações nominativas ordinárias (ON) e preferenciais (PN).

LEITORES DO DAX INVESTIMENTOS
Preencha seu e-mail e receba meus artigos gratuitamente!
Garantimos sua privacidade. Não divulgamos seu e-mail!

Leia também:

Como investir em ações – Passo a Passo

Olá, após ter postado para vocês uma sequencia de algumas aplicações e resgates realizados em …