Ações ordinárias (ON) e preferenciais (PN) – Diferenças

As ações negociadas na Bovespa são de dois tipos: Você sabe a diferença entre ações ordinárias (ON) e preferenciais (PN)? A maior parte dos investidores iniciantes tem essa dúvida quando estão ingressando no mundo das ações. Não se preocupe, procurarei esclarecer todas as dúvidas neste artigo.

Aproveite, também, e dê uma olhada em meu post sobre como investir na bolsa de valores.

O que são ações preferencias nominativas – PN?

As ações preferenciais nominativas (PN) são exclusivas do mercado brasileiro, não existem em alguns mercados mais desenvolvidos, como o americano, por exemplo. Esse tipo de ação não dá direito de voto ao acionista, contudo, são “preferenciais” no recebimento de dividendos e, no Brasil, geralmente possuem melhor liquidez do que as ordinárias.

Em razão disso, muitos consideram que as ações preferenciais são melhores para os pequenos investidores, já que são mais fáceis de serem negociadas (liquidez) e dão preferência no recebimento de dividendos, caso a empresa tenha lucro.

Deixo claro que isso varia de época para época e de ação para ação. Nada impede que uma ação ON seja mais líquida que um PN. O mercado é quem determina isso.

No geral, se você tem uma carteira voltada para o recebimento de dividendos, provavelmente as preferenciais são as mais adequadas.

Lembro que essa diferenciação não existe para que investe em fundos imobiliários.

Leia também:

O que são ações ordinárias nominativas – ON?

Ações ordinárias (ON) e preferenciais (PN) - DiferençasOs detentores de ações ordinárias nominativas (ON) têm o direito de voto nas assembleias da empresa. Contudo, no caso de um pequeno investidor, esse direito é bastante limitado, já que seu voto pode ser “irrelevante” perto dos grandes investidores.

Quando investimentos em ações, considerando o investimento no sentido real da palavra, ou seja, comprar algo agora que valerá mais no futuro, é importante investirmos partindo do princípio que estamos virando sócios da empresa.

A ação é um “pedaço” de uma empresa. Quando você compra uma ação, portanto, está virando sócio dela. Sob essa ótica, o investidor pode dar preferência às ações ON. Com esse tipo de ação efetivamente nos tornamos sócios.

Muito gente começa a investir em ações, ganho um pouco de dinheiro e pouco depois perde bastante dinheiro. Isso se deve principalmente ao fato de as pessoas se esquecerem que uma ação é um pedaço de uma empresa e ao comprar uma ação você se torna sócio dela.

Uma das grandes vantagens das ações ordinárias (ON) é o “tag along”. A Lei das Sociedades Anônimas garante que todo acionista com ações ordinárias tenha direito de participação no prêmio de controle. Segundo a lei, esses acionistas tem o direito de receber por suas ações o valor de, no mínimo 80%, do pago para os controladores, em caso de venda da empresa.

Por exemplo, se uma empresa possuir 51% das ações nas mãos do grupo controlador, 20% em fundos de investimentos e 29% negociadas em bolsa (pessoas físicas), caso uma outra empresa queira comprar as ações dos controladores ela terá que oferecer aos minoritários a compra de suas ações por, no mínimo, 80% do valor oferecido aos controladores.

Está gostando do conteúdo? Lembre-se de inscrever-se no formulário no final do post e mantenha-se sempre informado. 

ON 3 e PN 4

Ações ON são sempre 3, já as PN podem ser 4, 5 ou 6 normalmente. O que as diferencia são as classes: 4 para classe A, 5 para classe B e assim por diante. Cada classe de ações preferenciais têm seus próprios direitos e restrições, principalmente referente ao recebimento de dividendos, diferenciando-se a porcentagem. Aconselha-se a leitura do estatuto da empresa para entender essa divisão.

Não importa se ON ou PN, investimento em ações é capaz de construir riqueza com solidez, desde que se invista da maneira certa.

Vale a pena investir em ações?

O mercado de ações realmente é capaz de propiciar bons ganhos quando se aplica da maneira correta. O ideal é que você tenha uma estratégia definida e a siga.

Espero, com este artigo, ter esclarecido as diferenças entre as ações nominativas ordinárias (ON) e preferenciais (PN).