:: DAX Investimentos - Os melhores investimentos - ARTIGO: Investimentos em renda fixa e variável – Diferenças


Investimentos em renda fixa e variável – Diferenças

Se você já ingressou ou está pensando em entrar no maravilhoso mundo dos investimentos aprenda uma regra: conhecimento é dinheiro! Dessa forma quanto mais você souber sobre investimentos em geral, maiores serão suas chances de bons rendimentos. Para começar, você sabe a diferença entre um investimento em renda fixa e renda variável? Aprenda mais neste artigo.

Compreender esses conceitos não é tarefa complexa. Os próprios nomes fazem a distinção, de forma que o que diferencia cada tipo de investimento é a renda. Em síntese, na renda fixa sabe-se o valor ou percentual que será obtido com o investimento, já na renda variável não há qualquer parâmetro de rentabilidade, de forma que essa pode ser de 1000% ao mês assim como pode ser negativa.

O que é Renda Variável

Você não sabe qual será sua rentabilidade quando faz a aplicação em renda variável. Os resultados de seus rendimentos dependerão de vários fatores de mercado como taxa básica de juros, câmbio, inflação, humor do mercado e outros.

Os investimentos em renda variável mais comuns são: ações, fundos de renda variável (fundos de ações, multimercado etc); derivativos e Commodities (dentre eles moedas).

O que é Renda Fixa

Investimentos em renda fixa e variável - DiferençasDiferentemente da renda variável, nos investimentos em renda fixa você sabe o percentual de rendimentos que terá, ou pelo menos sobre qual taxa seu rendimento será calculado.

Então, é possível um rendimento em renda fixa que não se saiba quanto exatamente se terá de rendimento? Sim, entenda abaixo.

Investimentos em renda fixa podem ser pré fixados e pós fixados.

Pré fixados: Neste tipo você sabe exatamente quanto terá de rendimento no vencimento da aplicação.

Pós fixadas: Neste tipo você não sabe exatamente quanto terá de rendimento, mas conhece a taxa de cálculo. Por exemplo, você aplica em uma LCI pós fixada que rende 80% do CDI. Você não sabe exatamente quanto sua aplicação renderá, pois o CDI é variável, mas sabe a taxa de rendimento, 80% do CDI.

Qual o melhor: renda fixa ou variável?

Depende do seu objetivo e situação atual.

Investimentos em renda fixa são mais seguros, mas tem sua rentabilidade limitada, pois está atrelada à uma taxa fixa.

Investimentos em renda variável são mais arriscados por ter rentabilidade livre, ou seja, assim como podem render 100%, no caso de condições favoráveis, podem ter rentabilidade negativa, em condições desfavoráveis.

Cabe a você analise se pode ou não, e até que ponto, correr riscos.

Esperamos, com este artigo, ter esclarecido as diferenças entre investimentos em renda fixa e variável.

LEITORES DO DAX INVESTIMENTOS
Preencha seu e-mail e receba meus artigos gratuitamente!
Garantimos sua privacidade. Não divulgamos seu e-mail!

Leia também:

O que são debêntures

O que são debêntures

Pesquisando sobre tipos de investimentos financeiros você já se perguntou sobre o que são debêntures? ...

2 comentários

  1. Boa noite! Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo blog, ultimamente tenho me interessado por investimentos e o conteúdo divulgado aqui tem sido de grande valia. Atualmente quero aplicar 27500 e gostaria de uma sugestão de investimento, considerando que pretendo resgatar o dinheiro daqui a 3 anos e gostaria de um investimento que não possua risco alto. Hoje em dia tenho aplicação no LCI (Banco do Brasil) e CDB Plus (Itau). Obrigada desde já.

    • Olá Isabela, não faço indicação de investimentos específicos, se você não quer correr riscos o ideal é investir em CDBs, LCIs, LCAs, LCs e Tesouro Direto. Em qual deles? O que for mais rentável no prazo que você pretende deixar o dinheiro investido. Aconselho abrir uma conta em uma corretora como a Rico ou XP, lá existirão vários investimentos disponíveis, bastará escolher o mais rentável. Abraço

Wordpress SEO Plugin by SEOPressor