Série Quebrando Mitos: 2º- Nasceu pobre morrerá pobre

bitmoji1981164916Conceito desprezível não é mesmo? Mas muita gente, consciente ou inconscientemente, segue tal assertiva.

Para deixar claro desde o início: Quando falo sobre ser pobre ou rico estou utilizando tais palavras única e exclusivamente sobre o ponto de vista financeiro, sem qualquer abordagem social ou filosófica. De maneira nenhuma quero dar a entender que pessoas ricas são melhores que pobres, ou que ser pobre é um defeito. Cada uma gerencia sua vida da forma que bem deseja e ninguém tem nada a ver com isso. Como disse, uso essas palavras aqui com uma abordagem puramente financeira de possuir mais ou menos patrimônio, só isso.

Feito esse esclarecimento, vamos ao mito.

Quem nunca ouvir falar que, se nasceu pobre, só vai ficar rico se ganhar na loteria, casar com alguém rico, ou de maneira desonesta? Eu já ouvi várias vezes. Muitas dessas vezes, inclusive, tais “blasfêmias” eram proferidas por pessoas de um grau de instrução até razoável, o que é mais preocupante.

“Palavras têm poder”, meus amigos, e, caso você repita certos dizeres, mesmo que só mentalmente, tais conceitos vão se impregnando  em seu subconsciente de maneira que aquele conceito, com o tempo, passa a fazer parte de você.

Portanto, a primeira coisa a ser feita é parar de repetir frases que tenham o conceito do “nasceu pobre morrerá pobre”, mesmo que mentalmente.

Enriquecer financeiramente nada mais é do que acumulação de patrimônio. Eu, por exemplo, não me considero rico, longe disso, alias, mas sempre digo que “estou ficando”, pois, comparando meu patrimônio mês a mês, há um aumento constante há anos.

Dessa forma, não importa o patamar que você esteja atualmente, se você compara seu patrimônio atual com o seu patrimônio no passado e o mesmo está maior, você pode não estar rico, mas está ficando.

bitmoji-1703537025O processo de enriquecimento é mais um projeto de vida do que qualquer outra coisa. É algo a que você se decida, planeja e executa.

Esperar a riqueza vinda de um golpe de sorte é, no mínimo, irresponsabilidade com a própria vida. Estatisticamente a chance de você ficar rico por um golpe de sorte como ganhar na loteria, por exemplo, é muito baixa. Esperar que uma ótima oportunidade de negócio ou um emprego milionário vá “cair do céu” também não é das atitudes mais inteligentes.

Além disso, mais dinheiro não lhe deixará rico se você não entender o funcionamento do mesmo e não tiver a educação financeira adequada.

Devido à falta da educação e mentalidade financeiras corretas, os casos são diversos de pessoas que ganharam milhões na loteria e, pouco tempo depois, haviam voltado ao patamar inicial.

Um emprego com altos salários também não é garantia de riqueza. São vários as histórias de jogadores de futebol, por exemplo, que após anos ganhando salários milionários, voltaram à completa pobreza quando pararam de jogar.

E heranças? Vários também são os casos de famílias milionárias que, após a morte de quem tocava os negócios, acabam rapidamente com o patrimônio adquirido em anos e diminuem consideravelmente seu padrão.

Usei os exemplos acima para mostrar para você que ficar rico ou não depende exclusivamente do seu modo mental de ver o mundo e das atitudes que toma. Ganhar mais dinheiro, somente, não resolverá o problema. A pessoa que tem a mentalidade “da pobreza” por mais dinheiro que tenha no momento, cedo ou tarde, vai fazer com que o mundo se adapte à sua mentalidade, ou seja, à pobreza.

Interessante frisar, ademais, que um padrão que é considerado riqueza por um pode não ser por outro. Cito o exemplo de Donald Trump (deixemos de lado questões de opinião). Trump tem uma mentalidade de bilionário, não importa o que aconteça, o seu ambiente se adaptará à sua mentalidade.

Para alguém que tem uma mentalidade de bilionário, criar um negócio que renda alguns milhares de dólares será um completo fracasso, quando para uma pessoa de mentalidade comum pode significar o sucesso da vida. Para maior parte da pessoas, criar um negócio que renda, por exemplo, R$ 50,000.00 mensais, seria o suficiente para se considerar bem sucedido. Para alguém como Trump seria a completa falência.

Por falar em falência, Trump já “faliu” 4 vezes em sua vida e hoje possui um patrimônio declarado de 10 bilhões de dólares. Lembra do que eu disse? O ambiente vai se adaptar à mentalidade dele, portanto, não importa quantas vezes ele perca dinheiro, em pouco tempo terá tudo de volta.

Portanto, sequer pense na ideia de que quem nasceu pobre não conseguirá ficar rico, se você conseguir adquirir a mentalidade do dinheiro, passará a enxergar oportunidades onde antes não via e seu patrimônio certamente começará a se desenvolver.