:: DAX Investimentos - Os melhores investimentos - ARTIGO: O que são dividendos – Simples e direto


O que são dividendos – Simples e direto

Pois bem, você sabe o que são dividendos? Não? Vamos ao artigo então!

Dividendos, em termos simples, são parte do lucro obtido por uma determinada empresa e que é distribuído para os acionistas da mesma.

Uma empresa, basicamente, é uma organização criada e administrada para obter lucro. Quando algum lucro é obtido, a empresa pode optar por dividir parte desse lucro entre os acionistas (pagar dividendos) ou reinvestir na própria empresa, fazendo-a crescer e gerar mais lucro; ou os dois! 🙂

Os dividendos constituem-se, dessa forma, em uma fonte de renda para os acionistas.

Investir em empresas que pagam dividendos é uma ótima opção de diversificação e maior segurança de renda. Pense comigo: se você investe em uma empresa que não paga dividendos, depende basicamente de as ações da referida empresa se valorizarem para obter ganho; já se você investe em uma empresa que paga dividendos, além da variação do preços das ações, também recebe parte do lucro da empresa (dividendos).

O que são dividendos?Percebeu que eu falei em empresas que pagam e que não pagam dividendos? Sim, não são todas que pagam.

Algumas empresas distribuem dividendos regularmente (semestral / anual), sendo, dessa forma, as mais adequadas para quem quer fazer dos dividendos uma fonte de renda constante.

Em regra geral, os dividendos são pagos por quantidade de ações. Por exemplo, se uma empresa paga R$ 0,50 centavos de dividendos por ação e você possui 100 ações, vai receber R$ 50,00 reais.

Os valores pagos como dividendos normalmente não são muito altos (por ação), de maneira que caso você queira obter uma boa renda com dividendos terá que possuir uma grande quantidade de ações.

Gostou do artigo e gostaria de ser avisado sempre que eu postar algo novo? Deixe seu e-mail no formulário abaixo!

Espero de deixado claro, com este artigo, o que são dividendos.

LEITORES DO DAX INVESTIMENTOS
Preencha seu e-mail e receba meus artigos gratuitamente!
Garantimos sua privacidade. Não divulgamos seu e-mail!

Leia também:

Como investir em ações – Passo a Passo

Olá, após ter postado para vocês uma sequencia de algumas aplicações e resgates realizados em ...

Wordpress SEO Plugin by SEOPressor