:: DAX Investimentos - Os melhores investimentos - ARTIGO: Como investir em dólar


Como investir em dólar

Pois é, não usamos a moeda americana somente em nossas viagens internacionais, o dólar também é um ótimo investimento, mas você sabe como investir em dólar? Aprenda neste artigo como diversificar seus investimentos incluindo dólares em sua carteira.

Quando se fala em investir em dólar muita gente pensa em comprar e vender a moeda “em espécie”. Contudo, existem diversas formas de fazer esse tipo de investimento, muitas delas, inclusive, sem precisar pegar em um só dólar.

Antes de prosseguir, contudo, já deixo claro que investimento em dólar trata-se de uma aplicação de renda variável e, portanto, de risco. Quem faz esse tipo de investimento deve entender que o preço do dólar varia de acordo com diversos fatores especulativos e de mercado, portanto, não há qualquer garantia de valorização ou de desvalorização

Como investir em dólar – melhores formas

Comprar dólar em espécie

Logicamente, uma das formas de investir em dólar é comprando a moeda em espécie. Para deixar claro, não recomendo que se compre dólar em espécie como forma de investimento. Ao comprar dólares em uma casa de câmbio você paga spread, taxas e IOF, o que deixa a compra bastante cara. Além do fato de que você vai fazer o que com esse dinheiro? Guardar em casa? É, no mínimo, perigoso.

A compra de dólares só é recomendada para quem vai fazer uma viagem internacional.

Vamos às outras formas de investi então! 🙂

Como investir em dólar

Fundos cambiais

Estes são uma ótima opção para quem pretende fazer da moeda americana uma fatia de sua carteira. A aplicação é mais simples. Evidentemente você paga a taxa de administração do fundo, contudo, tais taxas normalmente são menores do que você gastaria comprando a moeda em espécie em uma casa de câmbio.

No entanto, antes de decidir investir nesses fundos considere o seguinte:

  • O imposto de renda cobrado é o mesmo de investimentos em renda fixa;
  • Prazo de resgate normalmente maior que um dia;
  • Cobrado IOF em operações com menos de 30 dias;
  • Taxa de administração;

Portanto, a curtíssimo prazo o investimento nesses fundos não é indicado, você pagará muito IR e IOF. Comprar e vender no mesmo dia sequer é possível. Contudo, a longo e médio prazo tal forma de investir pode sim ser rentável.

Contratos futuros cambiais

Talvez a melhor forma de investir em dólar. Os contratos futuros do dólar são:

  • minicontrato – WDO; e
  • contrato cheio – DOL.

Contratos futuros de dólar não possuem carência, ou seja, você pode aplicar e resgatar a qualquer momento, inclusive day-trade. Não há incidência de IOF e a tributação é de renda variável, ou seja, menor.

Para investir nesse tipo de contrato é necessário ter uma conta em alguma corretora de investimentos, assim como para investir na bolsa de valores.

Investir em ações de exportadoras

Essa é uma forma de, indiretamente, investir em dólar. Tais empresas tem seus papeis altamente influenciados pelo preço da moeda americana.

Como investir em dólar – Conclusão

Bem, estão aí as forma que julgo ser, no momento, as melhores para investimento na moeda americana. Como todo investimento em renda variável, é necessário conhecimento de mercado para obtenção de bons resultados.

Na verdade, para se obter boas rentabilidades, não devemos aplicar em um só investimento. O correto é que tenhamos uma carteira de investimentos feita de acordo com o nosso perfil. A Magnetis faz esse trabalho gratuitamente e online. Você pode criar uma conta gratuita clicando aqui e verificar que tipo de investimentos eles lhe recomendam. Você não é obrigado a investir em nada, por isso recomendo criar uma conta e ver se lhe agrada.

Não sei até quando uma ferramenta tão boa vai continuar sendo gratuita, por isso recomendo que você aproveite logo. Repetindo, você não é obrigado a investir em nada e a abertura da conta é totalmente gratuita e online, clique aqui e confira.

Agora que você já sabe como investir em dólar, pesquise e estude para decidir se é um bom investimento para você!

LEITORES DO DAX INVESTIMENTOS
Preencha seu e-mail e receba meus artigos gratuitamente!
Garantimos sua privacidade. Não divulgamos seu e-mail!

Leia também:

COE - Certificado de Operações Estruturadas

COE – Certificado de Operações Estruturadas

O COE – Certificado de Operações Estruturadas é um investimento que, embora seja uma ótima …