:: DAX Investimentos - Os melhores investimentos - ARTIGO: O que é CDI (2019)- Certificado de Depósito Interbancário? Fácil!


O que é CDI (2019)- Certificado de Depósito Interbancário? Fácil!

Você sabe o que é CDI ou Certificado de Depósito Interbancário? O CDI são títulos negociados entre as instituições financeiras nos negócios que realizam entre si. Quando falamos de investimentos, costumamos tratar o CDI como uma taxa de referência. Explico de um jeito mais fácil a seguir!

O que é CDI?

O CDI é, dessa forma, o custo pago pelos bancos quando pegam empréstimos com outros bancos. Por essa razão, normalmente utilizamos o CDI como parâmetro para outros tipos de transações financeiras, como os investimentos.

Assim,  o CDI é tratado como uma taxa que serve de referência para alguns investimentos como CDBs, LCIs, LCAs e outros. Portanto, você não investe em CDI, você investe em aplicações que tem rendimento calculado em relação ao CDI. O valor do CDI é calculado todo dia útil, como mostrarei mais adiante.

Quando você realiza um investimento, é como se você emprestasse dinheiro ao banco. O banco se compromete a lhe pagar o empréstimo com uma determinada taxa de juros. Normalmente, essa taxa de juros é calculada tomando-se em consideração o CDI. Vamos a um exemplo para ficar mais claro.

  • Digamos que o banco lhe ofereça um CDB que rende 90% do CDI ao ano;
  • Consideremos que você invista nesse CDB a quantia de R$ 1000,00;
  • Após um ano, digamos que o CDI tenha acumulado 10%;
  • Como o CDB que você investiu oferecia 90% do CDI, seu investimento teria rendido 9%;
  • No exemplo citado, você teria uma rentabilidade bruta de R$ 90,00.

Assim, quando você está escolhendo um CDB, LCI, LCA, por exemplo, quanto maior for o percentual do CDI oferecido pelo banco, maior será seu rendimento no futuro.

Qual o valor do CDI?

O que é CDI - Certificado de Depósito Interbancário?O CDI têm valor que varia diariamente, mas, em regra geral o CDI tem rentabilidade que gira em torno da SELIC.

A taxa CDI mais utilizada no mercado é a DI-Over, cuja publicação é feita pela CETIP. Você pode ver inclusive o CDI diário.

No site da CETIP é possível pesquisar qual foi o CDI acumulado entre duas datas. Com o valor do CDI em mãos, fica fácil calcular quanto rendeu determinado investimento naquelas datas.

Como eu disse antes, o CDI é calculado diariamente.Portando, se você aplicar em um investimento atrelado ao CDI hoje e resgatar semana que vem, já terá obtido o CDI acumulado entre esses dias.

Veja esse vídeo da corretora Rico sobre o CDI:

Esperamos, com este artigo, ter esclarecido o que é CDI.

LEITORES DO DAX INVESTIMENTOS
Preencha seu e-mail e receba meus artigos gratuitamente!
Garantimos sua privacidade. Não divulgamos seu e-mail!

Leia também:

Banco Sofisa Direto é Confiável

Banco Sofisa Direto é Confiável? Veja

Quando falamos em investimentos em renda fixa, quase que invariavelmente, recomendamos que o investidor fuja …