O que é CDB? (2019) Conheça o investimento

O que é CDB? CDB quer dizer Certificado de Depósito Bancário e é, certamente, um dos investimentos mais populares no Brasil. Quer aprender mais sobre esse investimentos? Vamos lá então.

O que é CDB?

Trata-se de um título privado emitido pelos bancos e oferecidos aos clientes. Ao aplicar em um CDB, é como se você emprestasse dinheiro ao banco e este utilizasse esse dinheiro em suas mais diversas atividades. Logicamente, por isso, o banco lhe paga uma determinada rentabilidade.

O CDB é uma das principais fontes de captação de dinheiro que os bancos possuem, em razão disso, quase todos os bancos possuem CDBs entre suas opções de investimentos disponíveis.

Quanto rende um CDB?

Não há uma rentabilidade fixa de um CDB. Portanto, não podemos perguntar quanto rende um CDB? Pois a rentabilidade varia de banco para banco e de CDB para CDB. Dentro do mesmo banco, inclusive, podem existir CDBs com rentabilidades diferentes.

Ao investir em um CDB, o banco lhe oferece uma taxa de juros de retorno, que pode ser pré fixada ou pós fixada. No momento da aplicação é definido, também, o prazo da mesma.

Em uma CDB pré fixada, já no momento da aplicação, você sabe exatamente quanto terá de rendimento. Ou seja, se você aplica R$1.000,00 em um CDB com juros de 8% a.a., vai ter um rendimento bruto, após 12 meses, de R$ 80,00.

Em uma CBD pós fixada, diferentemente, você só saberá o rendimento exato no final do período. Digamos que você aplique em um CDB que ofereça 90% do CDI. Se o CDI do período for de 6%, por exemplo, você terá um rendimento bruto de 5,4%, que equivale a 90% de 6.

Como você leu em nosso artigo sobre CDI, este é variável, então o rendimento de CDBs a ele atrelado também varia. Se o CDI aumentar, sua rentabilidade aumenta, se o CDI diminuir sua rentabilidade cai.

Pronto, agora que você já sabe o que é CDB chegou a hora de se aprofundar um pouco mais.

Se você considerar que a rentabilidade é reduzida, recomendamos que conheça o investimento em imóveis por meio dos Fundos Imobiliários.

Risco do CDB

O CDB é considerado um investimento de baixo risco, já que é de renda fixa e possui garantia do Fundo Garantidor de Crédito.

Prazos dos CDBs

Não existe prazo fixo. Você vai encontrar CDBs de 30 dias e outros de alguns anos.

O prazo é algo de deve ser levado em consideração nesse tipo de aplicação. Só aplique em um CDB de prazo longo se tiver certeza de que não vai precisar do dinheiro antes desse prazo.

Por exemplo, um CDB de 5 anos normalmente oferece melhor rentabilidade que um de 30 dias, contudo, você deve ter em mente que só terá seu dinheiro de volta após 5 anos.

Impostos do CDB: IR e IOF

Há incidência de Imposto de Renda sobre os rendimentos do CDB. A alíquota é regressiva, ou seja, quanto mais tempo o dinheiro ficar aplicado, menor será a alíquota do IR. Veja a tabela abaixo:

  • 22,50% para até 180 dias (até 6 meses)
  • 20,00% de 181 a 360 dias (entre 6 meses e 1 ano)
  • 17,50% de 361 a 720 dias (entre 1 ano e 2 anos)
  • 15,00% acima de 720 dias (mais de 2 anos)

O que é CDB? Conheça o investimentoHá também a incidência de IOF, funciona assim: a tributação ocorre apenas para saques com menos de 30 dias de aplicação, calculado sobre a rentabilidade, sendo proporcional ao número de dias aplicados. A alíquota é regressiva, dessa forma, diminui à medida que aumenta o prazo de aplicação. As alíquotas variam de 96%, para aplicações por 1 dia, até 3% para aplicações por 29 dias.

Dessa forma, leve sempre em conta os impostos no cálculo do rendimento de um CDB.

Esperamos, com este artigo, ter esclarecido o que é CDB. Tenha em sua carteira esse ótimo investimento.

2 comentários em “O que é CDB? (2019) Conheça o investimento”

  1. Muito boa tarde Valter. Comparando com os títulos do tesouro direito NTNB principal com indexador no IPC-A, não acha que os CDBs do Banco Original, em especial aqueles que pagam 8,15% + IPC-A, com prazo de 1461 ou 1826 dias são uma boa opção de investimentos. Até porque, considerando a corretora, podemos fugir da taxas de admnistração e custódia, incidindo nesses CDBs só IR.

Os comentários estão encerrado.