Já compensa investir na poupança?

Nos últimos meses o Banco Central vem praticando constantes diminuições na taxa básica de juros – Selic. Você deve saber que isso não altera somente os investimentos pós-fixados vinculados à própria Selic e ao CDI, mas também pode alterar a poupança.

Na data de ontem (31/05/2017), a Selic foi reduzida para 10,25% e a tendência é que continue caindo.

Embora não seja recomendado, muita gente ainda continua investindo na poupança, mas, o que acontece com a rentabilidade da poupança caso a Selic siga sua tendência de queda?

Selic acima para 8,5%

Nesse caso a poupança tem sua rentabilidade “normal”, ou seja, rende por mês, 0,5% + TR(é variável).

Selic caindo para 8,5% ou menos

Caso a Selic caia a 8,5% ou menos é acionado o gatilho de alteração da rentabilidade da poupança.

Nesse caso, a poupança vai passar a render 70% da Selic + TR, ou seja, abaixo de 8,5%, quanto mais a Selic cair, menor será a rentabilidade da poupança.

Por que isso acontece

A Selic é a taxa que “determina” a rentabilidade de diversos investimentos. Com a Selic caindo muito, caso a poupança continuasse com a mesma rentabilidade, a caderneta seria um investimentos mais atrativo do que a maior parte dos investimentos em rende fixa, inclusive do que o Tesouro Direto, que é fonte importante de recursos para o governo.

Para evitar que isso aconteça, o Governo criou esse mecanismo para, a partir de um ponto, reduzir a rentabilidade da poupança juntamente com a Selic, evitando que os investidores abandonem o Tesouro Direito e migrem para a poupança.

Essa alteração ocorre mensalmente?

Sim, sempre que a Selic for alterada o rendimento da poupança também será.

Contudo, o que conta é a rentabilidade do momento da aplicação, por exemplo, se você fizer um investimento na poupança quando a Selic estiver acima de 8,5%, sua rentabilidade será 0,5% + TR.

Mesmo a Selic, no futuro, caindo abaixo de 8,5%, as aplicações feitas anteriormente a isso permanecerão inalteradas.

Para quem fizer aplicações após a Selic cair abaixo de 8,5%, vale a rentabilidade do dia da aplicação, desde que o dinheiro permaneça aplicado até o aniversário da mesma.

Considerando a Selic abaixo de 8,5%, por exemplo, se você fizer uma aplicação no dia 01/01 e, no dia 15/01 o Banco Central reduzir ainda mais a taxa, desde que você deixe o dinheiro aplicado até, pelo menos, 01/02 (aniversário), seu investimento ainda teria a rentabilidade atrelada à Selic do dia 01/01.

Com a Selic atual, considerando-se investimentos em renda fixa, o Tesouro Direto ainda é recomendado, principalmente se você utilizar a estratégia ensinada no curso Tesouro Direto Descomplicado para maximar seus ganhos.

 

 

2 comentários em “Já compensa investir na poupança?”

  1. Bom dia Valter

    Tenho investimentos em renda fixa na Caixa faz 5 anos. Uma pergunta simples. Tem como eu investir em tesouro direto sem ter que ficar diariamente acompanhando resultados etc. Para deixar sem precisar me preocupar diariamente sobre rentabilidades. No caso da renda fixa que eu tenho praticamente só altera significativamente quando muda a Selic.
    Abraço
    Daniel

Os comentários estão encerrado.