Se você já ingressou ou está pensando em entrar no maravilhoso mundo dos investimentos aprenda uma regra: conhecimento é dinheiro! Para começar, você sabe a diferença entre um investimento em renda fixa e renda variável? Aprenda mais neste artigo.
Compreender esses conceitos não é tarefa complexa. Os próprios nomes fazem a distinção, de forma que o que diferencia cada tipo de investimento é a renda.
Em síntese, na renda fixa sabe-se o valor ou percentual que será obtido com o investimento, já na renda variável não há qualquer parâmetro de rentabilidade, de forma que essa tanto pode ser de 1000% ao mês assim como pode ser negativa.
O que é Renda Variável – conceito
Na renda variável você não sabe qual será sua rentabilidade quando faz o investimento. Os resultados de seus rendimentos dependerão de vários fatores de mercado como taxa básica de juros, câmbio, inflação, humor do mercado e outros.
São exemplos de investimento em renda variável: ações, fundos de renda variável (fundos de ações, multimercado etc), fundos imobiliários, derivativos e Commodities (dentre eles moedas).
O que é Renda Fixa – conceito
Diferentemente da renda variável, nos investimentos em renda fixa você sabe o percentual de rendimento que terá, ou pelo menos sobre qual taxa seu rendimento será calculado.
Então, é possível um rendimento em renda fixa que não se saiba quanto exatamente se terá de rendimento? Sim, entenda abaixo.
Investimentos em renda fixa podem ser pré fixados e pós fixados.
Pré fixados: Neste tipo você sabe exatamente quanto terá de rendimento no vencimento da aplicação.
Pós fixadas: Neste tipo você não sabe exatamente quanto terá de rendimento, mas conhece a taxa de cálculo. Por exemplo, você aplica em uma LCI pós fixada que rende 80% do CDI. Você não sabe exatamente quanto sua aplicação renderá, pois o CDI é variável, mas sabe a taxa de rendimento, 80% do CDI.
São exemplos de investimentos em renda fixa: poupança, CDB, LCI, LCA, Tesouro Direto etc.
Qual o melhor: renda fixa ou renda variável?
Depende do seu objetivo, perfil e situação atual.
Investimentos em renda fixa são mais seguros, mas tem sua rentabilidade limitada, pois está atrelada à uma taxa fixa.
Investimentos em renda variável são mais arriscados por terem rentabilidade livre, ou seja, assim como podem render 100%, no caso de condições favoráveis, podem ter rentabilidade negativa, em condições desfavoráveis.
Cabe a você analise se pode ou não, e até que ponto, correr riscos.
O ideal é que se tenha uma carteira de investimentos diversificada, com parte aplicada em renda fixa e parte em renda variável.
Boa noite! Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo blog, ultimamente tenho me interessado por investimentos e o conteúdo divulgado aqui tem sido de grande valia. Atualmente quero aplicar 27500 e gostaria de uma sugestão de investimento, considerando que pretendo resgatar o dinheiro daqui a 3 anos e gostaria de um investimento que não possua risco alto. Hoje em dia tenho aplicação no LCI (Banco do Brasil) e CDB Plus (Itau). Obrigada desde já.
Olá Isabela, não faço indicação de investimentos específicos, se você não quer correr riscos o ideal é investir em CDBs, LCIs, LCAs, LCs e Tesouro Direto. Em qual deles? O que for mais rentável no prazo que você pretende deixar o dinheiro investido. Aconselho abrir uma conta em uma corretora como a Rico ou XP, lá existirão vários investimentos disponíveis, bastará escolher o mais rentável. Abraço