:: DAX Investimentos - Os melhores investimentos - ARTIGO: Como investir em Bitcoin no Brasil?


Como investir em Bitcoin no Brasil?

As criptomoedas têm ficado bem populares por diversos motivos. Dentre essas criptomoedas a que mais se destaca, no momento, é o Bitcoin. Tendo em vista que o Bitcoin é uma moeda digital e, portanto, não pertence diretamente a nenhum país,  muitas pessoas têm se perguntando: como investir em Bitcoin no Brasil? Como minerar Bitcoin?

O interesse pelo Bitcoin cresceu bastante devido ao grande valor que referida moeda atingiu nos últimos tempos. Não param de surgir, também, histórias de pessoas que teriam obtidos rentabilidades impensáveis utilizando o Bitcoin. Contudo, por se trata de um ativo “não convencional”, muitas dúvidas ainda povoam a cabeça dos investidores.

Pois bem, no presente post procurarei ser o mais simples e didático possível, sem me aprofundar em questões técnicas. Ademais, não vou me posicionar a favor ou contra, apenas apresentarei a criptomoeda.

O que é Bitcoin?

O criador do Bitcoin é uma pessoa conhecida somente como Satoshi Nakamoto. Contudo, trata-se de um pseudônimo.

O Bitcoin é um moeda unicamente digital, ou seja, não “existe” fisicamente, dessa maneira, não há notas ou moedas de Bitcoin. Em termos simples, é um código de computador ao qual foi atribuído valor por algumas pessoas. Tendo em vista essa atribuição de valor, o Bitcoin, atualmente, pode ser utilizado em transações comerciais, ou seja, você pode utilizar Bitcoin para comprar produtos ou serviços, desde que o local aceite referida moeda.

O Bitcoin foi criado em 2008, tendo seu criador publicado um documento a fim de tornar a moeda conhecida. Segundo Nakamoto, a intenção de criar o Bitcoin era disponibilizar uma moeda livre de intervenção de governos e instituições, portanto, que pudesse ser negociada livremente entre os usuários.

A idéia é que a quantidade de Bitcoins existentes fosse limitada, ao contrário das moedas físicas que pode ser emitidas livremente por seus governos (com as eventuais consequências econômicas). O código foi criado para que Bitcoins possam ser “minerado” até o limite de 21 milhões. Acredita-se que, até o momento, tenham sido minerados 16 milhões de Bitcoins. Dessa forma, quanto mais o tempo passa, mais difícil fica minerar novas unidades.

Como Investir em Bitcoin no Brasil

Como o Bitcoin é criado (minerado)?

Por não se tratar de uma moeda física, o Bitcoin não é emitido pelos Bancos Centrais de nenhum país. Sendo um código, o Bitoin é minerado na rede mundial de computadores. Dessa forma, qualquer computador ligado à rede mundial de computadores pode, em tese, minerar um Bitcoin.

No entanto, essa tarefa não é tão fácil como pode parecer. Os códigos são complexos, de maneira que há uma “disputa” entre os computadores que estão tentando minerar Bitcoins, sendo que só os mais “potentes” conseguirão efetivamente minerar alguma coisa.

Atualmente muitas empresas e pessoas se dedicam à mineração de Bitcoins, de forma que, para fazer por conta, muito dinheiro tem que ser gasto para montar-se uma estrutura que seja capaz de concorrer em condições de minerar algum Bitcoin. Os custos para comprar a aparelhagem necessária, bem como os custos com energia elétrica, são bastante altos. Dessa forma, se não bem calculada, a mineração de Bitcoin nem sempre será lucrativa.

O Bitcoin é seguro?

Pois bem, o Bitcoin não existe fisicamente e não é regulado por nenhum governo, dessa forma, seus níveis e conceitos de segurança diferem das moedas físicas.

Analisando-se do ponto de vista digital e aceitando-se que esse ambiente seja seguro, o código do Bitcoin é bastante complexo e único, sendo que as transações são “fiscalizadas” por uma rede conhecida como blockchain

O blockchain funciona como um livro de registro das transações com Bitcoins, dessa forma, todas as negociações realizadas com essa moeda estão registradas no blockchain. Isso, em tese, garante a segurança do sistema e da moeda.

Como Comprar Bitcoin?

Certo, agora que entendemos o básico podemos entrar em questões mais práticas como, por exemplo, como comprar Bitcoin?

Na verdade é simples. Como a moeda é digital, o procedimento é feito, evidentemente, online. Existem plataformas específicas para compra e venda de Bitcoins. Dessa forma, você precisará basicamente de um CPF, um computador ligado à rede e dinheiro.

Aqui no Brasil as plataformas mais utilizadas para compra e venda de Bitoins são Mercado Bitcoin e Foxbit.

Essas plataformas funcionam de maneira parecida com as corretoras de dinheiro físico. O processo de abertura de conta é simples nas duas corretoras citadas e o processo de compra e venda funciona como o Home Brokers comuns.

Aberta a conta, basta transferir dinheiro para plataforma (corretora) e passar a negociar Bitcoins. Você pode negociar tanto Bitcoins inteiros como frações de Bitcoins.

Como esse mercado não é regulamentado nem protegido por nenhum governo ou instituição, não recomendo deixar todo o seu dinheiro em uma só corretora. Caso a mesa venha a falir ou ser hackeada, todo o dinheiro pode “sumir” e você não terá a quem recorrer.

Como guardar meus Bitcoins?

Por não ser uma moeda física você não poderá guardar seus Bitcoins na carteira ou embaixo do colchão 🙂  não é mesmo?

Em razão disso, existem “carteiras virtuais” de Bitcoin, sendo essa a opção mais segura para guardar seu dinheiro.

O recomendado é que você utilize as corretoras para negociar, mas que guarde seu dinheiro em uma carteira digital.

Essas carteiras são softwares que, após baixados, ficam armazenados em seu computador e não na rede.

Algumas carteiras, também, são apps para celulares como os: MyceliumAirBitzBitcoin Wallet

Outra opção é criar uma conta no Blockchain.info. Esse funciona como um banco online.

Especialistas recomendam, ainda, que você faça backup “off-line” de suas criptomoedas, para maior segurança. Isso pode ser feito em um pendrive ou HD externo, de maneira que, estando fora da rede, ninguém poderá hackear seus Bitcoins.

Como Investir em Bitcoin?

Agora você já sabe que pode comprar e vender Bitcoins utilizando uma corretora e pode guardar seus Bitcoins utilizando uma carteira.

E como investimento?

Certo, investir em Bitcoin é, em primeira análise, como investir em outro moeda qualquer como Dolar ou Euro. Dessa forma, você ganha quanto a cotação se valoriza e perde quando a cotação se desvaloriza.

Contudo, o Bitcoin tem alguns “agravantes”:

  • Não é uma moeda física;
  • Não é regulado ou controlado;
  • Altamente volátil;
  • Não há garantia de que, efetivamente, você conseguirá trocá-lo por algo físico.

Com todas essas características, o Bitcoin pode tanto ter uma valorização de 1000000000% no ano como ter seu valor reduzido a 0. Não há controles ou bases sólidas, principalmente por não ser algo palpável. O Bitcoin vale o valor que se atribui a ele, portanto, a volatilidade torna-se ainda mais imprevisível.

No entanto, como é característico dos investimentos voláteis, as oportunidades de ganhos também são bem altas.

Como investir em Bitcoin no Brasil? Como você viu, basta criar uma conta em uma corretora, transferir o dinheiro e comprar a moeda.

Definir o rumo do Bitcoin já é uma tarefa bem mais complexa. Como não sou adepto de previsões e adivinhações  vou me abster de falar algo nesse sentido.

LEITORES DO DAX INVESTIMENTOS
Preencha seu e-mail e receba meus artigos gratuitamente!
Garantimos sua privacidade. Não divulgamos seu e-mail!