Investir em Fundos Imobiliários sozinho?

Pode ser que estejamos vivenciando o fim da atividade dos assessores de investimento, pelo menos em relação aos fundos imobiliários.

Como se sabe, os assessores de investimentos são pessoas que prestam serviços para corretoras e bancos, mostrando quais são os investimentos mais adequados para os clientes. Muitos cliente, inclusive, dependem exclusivamente desses assessores.

Mas uma coisa é certa: ninguém cuida tão bem do próprio dinheiro como seu dono.

O investidor não profissional, com o relatório correto, é capaz de obter ótimos resultados. Isso é o que as financeiras dominantes não contam.

Por que a realidade mudou?

A procura por assessores tem aumentado muito nos últimos meses, com a queda da taxa de juros Selic. A taxa que a pouco tempo atrás chegou a 14%, agora está em apenas 4,5%.

Isso fez com que investimentos de renda fixa tradicionais como Tesouro Direto, LCI, LCA, CDB e poupança passassem a render muito pouco.

Por essa razão pessoas começaram a ver investimentos em renda variável, como os Fundos Imobiliários, como uma melhor oportunidade de aplicação.

Fundos Imobiliários são bons?

Os Fundos Imobiliários estão entre os investimentos preferidos dos brasileiros, pois, quando bem escolhidos, dão ótima segurança ao investidor (imóveis) e proporcionam renda mensal (aluguéis) isentos de imposto de renda.

Além disso, uma grande vantagem desse tipo de investimento é que você pode começar com pouco, R$ 100 por exemplo.

Algumas pessoas acham que investir em Fundos Imobiliários é complexo, contudo, na verdade é bem simples. No último parágrafo indicamos um conteúdo.

A tarefa complexa é escolher os melhores fundos imobiliários para investir.

É aqui que muita gente não tem bons resultados. Fundos Imobiliários são investimentos de renda variável. Dessa forma, FIIs diferentes, possuem rentabilidades e características diferentes.

Por essa razão é tão importante escolher os fundos corretos e acompanhar seu desempenho periodicamente. Além disso, o ideal é que você consiga fazer isso sozinho e isso é possível, basta ter acesso aos relatório corretos.

A boa notícia é que agora o investidor não profissional pode fazer isso sozinho, de maneira segura. Como dissemos, ninguém vai cuidar melhor do seu dinheiro do que o próprio dono.

Um especialista em Fundos Imobiliários criou um Relatório de Fundos Imobiliários chamado Desmistificando FII (clique e veja). Como o próprio nome diz, esse relatório mostra como investir em fundos imobiliários não é complicado. Ele resume os relatórios gerenciais dos fundos e coloca no relatório só os fatos importantes, escrito de maneira que mesmo o investidor não experiente conseguirá entender.

Além disso, o relatório possui a carteira recomendada de FIIs (clique e veja). Mês a mês ele atualiza a carteira, mostrando os fundos que comprou e vendeu e qual o resultado está obtendo.

Para quem já tem noção sobre o investimento em Fundos Imobiliários a utilização do relatório citado poderá ajudar muito na escolha e acompanhamento dos FIIs. Para quem ainda não sabe como funcionam os fundos imobiliários, nem como investir neles, recomendamos o artigo Fundos Imobiliário – como funcionam.