Investimentos – Aprenda sobre eles aqui!

O DAX Investimentos é um blog pessoal desenvolvido por mim, Valter Ribeiro, para pessoas que buscam bons investimentos para seu dinheiro. Não tenho vinculação com nenhuma instituição financeira, o que me permite analisar vários investimentos, de diferentes instituições, de maneira completamente independente.

Além disso, trato somente de investimentos em instituições financeiras oficiais e legalizadas, “esquemas financeiros” sejam eles online ou físicos não serão tratados por mim. Não considero isso um investimento!

A lógica do dinheiro

Devido à nossa formação financeira precária ou até inexistente nas escolas, boa parte dos brasileiros sequer entendem a razão para se investir dinheiro. Essa formação, também,  não nos leva a entender a lógica do dinheiro. Depois de adquirirmos a mentalidade correta e compreendermos como o dinheiro funciona, nossa relação com o mesmo nunca mais será igual. Os conceitos envolvidos são profundos, contudo, vou expor aqui o básico só para plantar a “semente” na sua cabeça. Vamos lá então?

A lógica do dinheiro é a seguinte: ele só tem dois destinos, ou aumenta, ou diminui, simples assim.

Não há qualquer estabilidade quando se fala em dinheiro. Se você pegar uma nota de R$ 100,00 e colocar embaixo do seu colchão, daqui a um ano, ela não comprará as mesmas coisas que compra hoje, seu dinheiro terá se desvalorizado, ou seja, diminuído. Você vê, dessa forma, que não há estabilidade.

Logicamente, a maior parte das pessoas não coloca seu dinheiro no colchão. O que fazem, então? Gastam tudo que ganham. Não preciso nem aprofundar-me em argumentos para falar que, nesse caso, o dinheiro só diminui mesmo.

Se você, como eu, quer ter um patrimônio abundante, será que conseguirá isso diminuindo seu dinheiro? Lógico que não.

As finalidades do dinheiro

Dinheiro é utilizado unicamente para dois fins:

  • Satisfação imediata: gastos
  • Segurança: investimentos

Esses são os extremos da questão, o ideal é, logicamente, conseguir um equilíbrio entre satisfação e segurança.

Embora eu seja apaixonado por investimentos e formas de fazer meu patrimônio aumentar constantemente, não sou adepto da filosofia que diz às pessoas para se privarem de todas as suas satisfações visando uma segurança melhor no futuro. Como eu disse, deve haver um equilíbrio. Eu por exemplo, aumento meus gastos pessoais e, proporcionalmente, meus investimentos, todo o tempo.

Dessa forma, investir é abrir mão de parte de sua satisfação imediata para ter uma satisfação e segurança maiores no futuro. Isso é enriquecimento.

Lembre-se: o dinheiro ou aumenta, ou diminui. O que você vai fazer com o seu?

Digamos que você tenha R$ 100,00 hoje e com esse dinheiro seja possível comprar uma calça. Digamos que você aplique esse dinheiro e, daqui a um ano, por exemplo, seja possível comprar uma calça e uma camiseta. Seu dinheiro aumentou certo? Dessa forma, tanto para segurança como para satisfação, investir seu dinheiro será algo positivo.

Investir não é coisa de rico?

A pessoa investe por ser rica, ou é rica por investir? Pense nisso.

Não importa quanto você tenha de rendimentos mensais, investir parte de seu dinheiro lhe garantirá rendimentos futuros maiores tanto para satisfação como para uma aposentadoria mais confortável.

Com planejamento e investindo da maneira certa, é possível realizar sonhos que antes pareciam improváveis.

Investimentos

Quais os melhores investimentos financeiros?

Cada tipo de investimento pode ser mais ou menos adequado, dependendo do perfil e dos objetivos do investidor. Algumas pessoas podem correr maiores riscos, outras não; alguns buscam rendimentos altos rapidamente, outros buscam maior segurança.

O bom é que existem investimentos para todos os perfis. Orientá-lo sobre quais são os melhores investimentos é o meu objetivo aqui no DAX. É importante que você conheça como cada tipo de investimento funciona a fim de definir os que melhor se adaptam a seus objetivos.

Investimentos Financeiros

Gostaria de deixar claro, também, que ninguém vai alcançar grande patrimônio que lhe permita viver só de renda unicamente com investimentos.

O principal ponto que nos levará a ter um patrimônio relevante no futuro é aumentar nossa renda presente. Quanto mais eu ganhar hoje, mais eu invisto, mais renda terei no futuro.

Dessa forma, minha dica principal é investir primeiramente em você. Torne-se um profissional mais completo, de maneira a conseguir agregar mais valor ao seu trabalho e às pessoas.

Dessa forma o melhor investimento é investir em si mesmo, sempre!

Sendo uma pessoa “maior” você conseguirá ganhar mais, investir mais e alcançar um patrimônio relevante maior e mais rápido.

Divisão do Blog

O blog é dividido em categorias de investimentos. Dentro de cada categoria, você tem acesso aos artigos relacionados àquele investimento específico.

A divisão ficou assim:

Recomendo, de início, que você leia esses dois artigos:

Caso você queira acessar uma lista com todos os artigos do blog, clique aqui.

Para quem está começando agora, o investimento mais recomendado, devido à sua segurança e rentabilidade é o Tesouro Direto.

Tenho um canal no Youtube, confira aqui o último vídeo:

Você viu neste post:

Por enquanto é isso, aprenda, aqui no DAX, como realizar os melhores investimentos.