Ainda compensa investir no Tesouro Direto

Com as seguidas quedas da taxa Selic praticadas pelo Banco Central muitos investidores ficaram na dúvida: Tesouro Direto ainda compensa? Pois bem, como mostrarei no presente post, o bom investidor ainda consegue ótimas rentabilidades com o tesouro direto.

Muita gente não sabe, mas investir no tesouro direto pode ser muito mais do que colocar o dinheiro em um título e esperar a rentabilidade. No momento que escrevo o presente post, existem títulos prefixados que oferecem em torno de 9,5% de rentabilidade bruta ao ano, contudo, você sabia que é possível obter muito mais que isso com esse mesmo título utilizando-se a estratégia correta?

Então, quando um título oferece, por exemplo, 9,5% a.a. de rentabilidade quer dizer que, caso você invista agora e deixe seu dinheiro aplicado até o vencimento do título sua rentabilidade bruta, aconteça o que acontecer, será exatamente essa, 9,5% a.a.

Contudo, caso eu invista no momento correto e venda o título na hora certa, posso obter uma rentabilidade muito maior. O bom dessa estratégia é que não há risco de perda, na pior das hipóteses, caso o mercado não se comporte como eu imaginei, posso deixar o dinheiro aplicado até o vencimento e obter a rentabilidade contratada no início, no exemplo, 9,5% a.a.

Vou mostrar como isso funciona explicando o básico do funcionamento da taxa de juros no mercado. Vou deixar a cientificidade de lado e mostrar os cálculos de maneira simplista, assim todos podem acompanhar, mesmo sem entender de economia.

Embora a Selic esteja caindo, podemos afirmar que os juros reais da economia seguem os mesmos. Juros reais, de maneira simplista, são a Selic menos a inflação.

Há pouco tempo atrás, tínhamos uma Selic de 14% e uma inflação de 10%, ou seja, tínhamos em torno 4% de juros reais. (Valores simplificados e arredondados)

No momento atual, temos uma Selic de 8% e uma inflação de 4%, ou seja, os juros reais continuam os mesmos. (Valores simplificados e arredondados)

Continuamos com juros reais parecidos, contudo, com Selic e inflação menores, o que acaba por se constituir em uma economia mais estável.

Com isso posto, passemos ao que realmente interessa quanto ao Tesouro Direto.

Bem, o que determina o preço do Tesouro IPCA são os chamados juros futuros, os quais, em termos simples, são a expectativa do mercado em relação à Selic em uma data futura. A diferença entre a expectativa do mercado e a Selic atual é chamada de prêmio de risco.

No momento, temos os juros futuros DI – 2023 (juros esperados para 2023) em 9,52% e uma Selic de 8,14%, portanto, temos um prêmio de risco de 1,38%. Ou seja, ainda há margem para variação dos preços do Títulos prefixados do Tesouro Direto, e ainda podemos obter altas rentabilidades. Para entender a estratégia leia meu post: ganhos muito acima da média no Tesouro Direto.

Você pode ter achado essas informações que passei um pouco complexas, talvez. A verdade é que elas são bem simples depois que você entende o conceito. Após você adquirir esse conhecimento verificará, facilmente, os momentos adequados para comprar ou vender determinados títulos no Tesouro Direto. Fazendo as compras e vendas nos momentos oportunos, você obterá rentabilidades muito acima da média aplicando em um investimento totalmente seguro. Como disse no início, na pior das hipóteses, você fica com a rentabilidade contratada inicialmente.

Logicamente, para adquirir o conhecimento necessário para fazer seus investimentos com segurança é necessário estudar um pouco. Tem muito material na internet atualmente, mas boa parte dele tem qualidade discutível.

Em sempre digo que investir em conhecimento é a melhor forma de investir, pois, quanto mais você entende do assunto, mais dinheiro você consegue ganhar. Você poderia pagar para alguém investir para você, mas, nesse caso, não é melhor você investir esse dinheiro em seu próprio conhecimento e administrar você mesmo seu capital? Com a experiência que tenho posso lhe garantir:  ninguém vai cuidar melhor do seu dinheiro do que você mesmo.

Por essa razão, recomendo o curso Tesouro Direto Descomplicado do Rafael Seabra. O valor do curso é baixo se levarmos em conta a qualidade do material. A dinâmica e a didática são ótimas, todos elogiam, pois mesmo pessoas menos experientes, após o curso, conseguem investir com segurança e conhecimento.

Invista primeiramente em obter mais conhecimento. Após, aumente a rentabilidade de suas aplicações com o conhecimento obtido.

Abraços e bons investimentos.