Análise técnica e gráfica de ações

Quando falamos de análise de ações, temos basicamente duas abordagens: a análise fundamentalista e análise técnica/gráfica. Neste artigo trataremos da segunda. Tais análises são importantes para você que quer investir na bolsa de valores.

O que é análise técnica/gráfica?

A análise técnica/gráfica consiste na observação dos gráficos dos valores passados das ações de uma determinada empresa, visando estabelecer um padrão de altas e baixas, de acordo com o preço e volume das ações negociadas. Com tal análise, visa-se definir uma tendência de oferta e demanda para que se possa comprar ações quando se acredita que elas subirão em seguida e vender quando se presume que haverá uma queda.

Tendo em vista o seu papel de “previsibilidade”, este tipo de análise é bem mais especulativa que a análise fundamentalista.

Existe uma infinidade de formas de se fazer análise técnica/gráfica de ações, as principais delas são: tendências, suporte e resistência, forças de compradores e vendedores, tempos gráficos, movimentos de topos e fundos, volume e gráficos de preços e médias móveis. Este último é, provavelmente, o mais utilizado.

A análise técnica/gráfica confia, em grande parte, na lei da oferta e procura. Ou seja, quando muita gente compra o preço sobe e quando muita gente vende o preço cai.

A análise técnica exige bastante atenção por parte do investidor. Pessoalmente não recomendo para iniciantes, pelo menos não com altos investimentos.

Caso você esteja pensando em começar recomendo que inicie com investimentos menores. À medida que for pegando a prática aumente o volume.

Veja abaixo uma imagem com um exemplo de análise técnica/gráfica baseada no suporte e resistência:

De maneira bastante simplória, presume-se que, ao chegar ao suporte, as ações começarão a subir e, ao chegar à resistência, tenderão a cair.

Esse, como dissemos acima, é só um dos itens de análise técnica, existem diversos outros. O ideal é que você utilize mais de um para uma análise mais completa.